Risotos com saúde e sabor

Risotos com saúde e sabor

1 – Risotos com saúde e sabor: aprendendo preparações incrementadas com ingredientes do bem para ocasiões especiais.

Risoto de quinoa vermelha com hortelã perfumado com limão siciliano acompanhado de camarões salteados em azeite e limão

Ingredientes:
– 1 xícara de quinoa vermelhacozida.
– 1 xícara de camarão limpo e descascado.
– 2 limões sicilianos.
– Folhinhas de hortelã frescas a gosto.
– Sal rosa a gosto.
– Azeite de oliva (virgem) para fritar.
– Azeite de oliva extra virgem.
– Salsinha e cebolinha a gosto.
– 2 dentes de alho.

– Sal rosa ou marinho para temperar.
Preparo:
1 – Em uma panela, refogue o alho no azeite virgem. Adicione a quinoa cozida e misture.
2 – Acrescente as folhinhas de hortelã, a salsinha, a cebolinha e sal rosa ou marinho a gosto. Para finalizar, coloque um fio de azeite de oliva extravirgem e abafe.
3 – Tempere os camarões com limão siciliano e sal rosa ou marinho a gosto. Em uma panela, refogue os camarões no azeite virgem até dourarem e abafe.
4 – Para montar o prato, junte o risoto aos camarões e finalize com gotinhas de limão siciliano.

Dica de nutrição:A quinoa é um ótimo cereal para substituir o arroz na preparação. Tem boas concentrações de fibras, ajudando na saúde intestinal. Também contém o magnésio em sua composição, mineral importante para a vasodilatação dos vasos sanguíneos; por isso, o alimento é indicado para pessoas que sofrem com enxaquecas. Na cozinha, ela ganha sabor especial quando temperada com hortelã, alho, limão e azeite. A dica é abusar do azeite de oliva e limão para o tempero. O azeite possui a gordura monoinsaturada, que é uma aliada para a prevenção de doenças do coração. Já o limão, devido à sua acidez, consegue reduzir a carga glicêmica da preparação. Com isso, este alimento ajuda a temperar um prato beneficiando a sua saúde, já que, quando reduzimos a carga glicêmica, estamos contribuindo para o controle de açúcar no sangue, evitando, desta forma, picos de glicose após uma refeição.

1.2 –  Risoto de quinoa cremoso com cottage temperado adocicado com pedacinhos de pera

Ingredientes:

Para o risoto:

– 1 xícara de quinoa em grãos.

– Meia cebola roxa.

– 4 colheres de sopa de queijo cottage.

– 1 pera.

– Azeite extra virgem.

Para o caldo de legumes:

– 1 cenoura.

– Meia cebola roxa.

– 4 dentes de alho.

– Folhas de manjericão fresco a gosto.

– Folhas de salsão fresco a gosto.

– Meio alho-poró.

Para o cottage temperado:

– Adicionar ao cottage pimenta do reino a gosto e orégano a gosto.

Preparo:

1 – Preparar o caldo de legumes para temperar o risoto, juntando todos os ingredientes com água em uma panela e fervendo para soltar o sabor. Deixe ferver por 40 minutos. Depois disso, despeje o conteúdo no liquidificador e bata bem até obter o caldo. Reserve.

2 – Dourar a cebola roxa com o azeite virgem em uma panela, acrescentando os grãos de quinoa lavados (lavar para tirar o sabor amargo do grão).

3 – Colocar 1 xícara de água e acertar o sal para cozinhar o cereal.

4 – Assim que a água for secando, adicionar, aos poucos, o caldo de legumes para apurar o sabor da preparação até que a quinoa fique macia. Desligar o fogo.

5 – Quando os grãos estiverem soltinhos e macios, adicionar o queijo cottage temperado, mexendo até atingir a consistência de risoto. Por último, coloque os pedacinhos de pera.

Dica de nutrição: A troca saudável desta receita ficou por conta do queijo cottage no lugar de um queijo mais gordo. O cottage é o mais magrinho dos queijos, ideal para quem está querendo reduzir medidas. Ele tem pouca gordura, boa digestibilidade e dá à receita uma cremosidade ideal para quem curte um risotinho com esta textura. A pera entrou na minha vida e não sai mais. Poderosa, é uma perfeita aliada para regular o intestino. Para os que gostam do doce das frutas nas receitas, a pera consegue dar um sabor todo especial às preparações. A dica é apostar no uso das frutas nas receitas. Elas incrementam a preparação e dão um sabor maravilhoso quando combinadas aos ingredientes certos. Nesta receita, a pera caiu bem com a quinoa e o cottage porque tem uma textura macia e um sabor levemente adocicado que realça o amendoado da quinoae não briga com a suavidade do cottage. Que tal testar esta preparação para um jantar especial?

1.3 – Risoto de cuscuz marroquino com cubinhos de frango crocantes e tempero verde aromatizado com limão

Ingredientes:
– 1 xícara e 1/2 de cuscuz marroquino.
– 3 dentes de alho picados.
– 1/2 cenoura picadinha.
– 1/2 cebola picadinha.
– Salsinha e cebolinha a gosto.
– 2 caldos de legumes caseiros.
– Sal rosa a gosto.
– Azeite de oliva extravirgem.
– 1 limão siciliano.
– 3 filés de peito de frango.
Preparo:
1 – Em um refratário, coloque o cuscuz e, em uma panela, coloque um pouco de água para ferver. Quando a água estiver quente, coloque um pouco de sal e os caldos de legumes caseiros. Dê uma misturada e una a cebola e a cenoura ao caldo.
2 – Deixe ferver e despeje sobre o cuscuz para hidratar. Cubra para que termine de cozinhar no vapor e reserve.
3 – Tempere os filés com limão e sal a gosto e grelhe com um pouco de azeite. Corte em cubinhos e reserve.
4 – Em uma frigideira, refogue os dentes de alho picados no azeite até dourarem. Acrescente o cuscuz e misture. Coloque a salsa e cebolinha picadas. Misture bem e finalize com um fio de azeite. Una o frango à mistura e pingue umas gotinhas de limão, tampando por uns minutinhos para realçar o sabor!!!!

Dica de nutrição: Uma opção saborosa para substituir o arroz é o cuscuz marroquino. Fácil e rápido de preparar, é um daqueles alimentos nutritivos bem vindos na cozinha para diminuir a monotonia do arroz nas preparações. O cuscuz marroquino é bem levinho e ganha pontos para quem está investindo no emagrecimento saudável. Isso porque tem uma reduzida quantidade de calorias e boa quantidade de fibras. A dica é comer o cuscuz depois de um treino porque também é proteico e, junto ao frango, é uma boa pedida para quem está investindo no ganho de massa magra. O limão e o azeite de oliva dão um toque especial, realçando o sabor do prato. A preparação ganhou sabor com a salsa e cebolinha, que, frescas, trazem o verde para o prato. Investir em verdinhos para o tempero também é uma boa dica de nutrição. O tempero verde perfuma o prato, além de agregar propriedades terapêuticas características desta cor.

1.4 – Risoto de quinoa com cereais perfumado com azeite de alho

Ingredientes:
– Uma colher de sopa de arroz integral 7 cereais cozido.
– Uma colher de sopa de quinoa cozida.
– Azeite de alho.
– Azeite de oliva virgem.
– Salsa e cebolinha a gosto.
– Dois cubinhos (feitos na forminha de gelo) de caldo de legumes caseiro.
– Tomatinhos cereja para acompanhamento.
Preparo:
1 – Eu um recipiente, misture o arroz, a quinoa, a salsa e a cebolinha até sentir virar uma massa homogênea.
2 – Em uma panela, coloque o azeite virgem e deixe esquentar um pouco. Coloque a massa e comece a mexer.
3 – Coloque os “cubos” de caldo de legumes no micro-ondas para derreter e acrescente à mistura até sentir que o risoto está cremoso.
4 – Tampe a panela e deixe por uns minutos para harmonizar o sabor da preparação. Monte o prato com tomatinhos cereja, o risoto e regue com o azeite de alho. Delícia!!!!!

Dica de nutrição: Azeite de alho, você conhece? Se não, vale a pena experimentar! Nada mais é do que o alho cru mergulhado no azeite. A simplicidade para fazer não faz com que você imagine como este tempero pode ser seu aliado. Aromático, ele dá à receita um sabor indescritível. Realça o gosto dos ingredientes e perfuma o prato. É uma ótima forma de consumir o alho “in natura”, o que preserva seus benefícios nutricionais. Nesta receita, juntei a quinoa com o arroz de cereais para uma mistura altamente funcional que entrou no lugar do arroz arbório. Para dar um sabor especial, o segredo foi o tempero de salsa, cebolinha e o caldo de legumes caseiro, que, além de conferir um sabor único, dá cremosidade ao risoto. A dica é como dar cremosidade aos risotos sem usar o creme de leite característico. Para isso, vamos investir no caldo de legumes caseiro, como nesta receita. Outra opção são queijos magros como o cottage ou a ricota temperados, que podem ser encontrados em creme e incorporados à receita. Uma terceira opção é bater o inhame com a cenoura e um pouquinho de sal para preparar um creme para risoto. O inhame é um tubérculo interessante para esta textura porque tem uma consistência apropriada, além de ser um dos super alimentos da nutrição.

1.5 – Risoto de arroz arbório com quinoa incrementado com alho-poró acompanhado de camarões ao molho de limão e hortelã e polvilhado com castanha do pará

Ingredientes:

– 1/2 xícara de arroz arbório.

– ½ xícara de quinoa vermelha.

– 1 alho-poró.

– 250 gramas de camarão.

– 1 limão.

– Folhinhas de hortelã a gosto.

– ½ cebola.

– 2 dentes de alho.

– 5 castanhas do pará trituradas.

– Azeite de oliva.

Preparo:

1 – Em duas panelas, faça dois refogados de alho e cebola com azeite. Em uma, coloque o arroz arbório e na outra a quinoa. Acrescente água nas duas para o cozimento, tampando as panelas.

2 – Deixe o camarão marinar no limão e uma pitada de sal por 10 minutos. Esquente uma frigideira e coloque os camarões, acertando o sal.

3- Pique o alho-poró e refogue com azeite e uma pitada de sal, controlando o tempo para não amolecer. Reserve.

4 – Para o molho, bata as folhinhas de hortelã para soltar o sabor, acrescentando o suco de ½ limão. Reserve.

5 – Uma a quinoa cozida ao arroz cozido, misturando bem. Acrescente o alho-poró refogado, misture e abafe por 3 minutos. Despeje o molho por cima dos camarões, misturando-os ao risoto. Por fim, polvilhe com a castanha do pará triturada.

Dica de nutrição: Tempero curinga e consagrado pela nutrição é o limão. Esta fruta ácida tem propriedades nutricionais capazes de auxiliar a digestão e diminuir a sensação de mal estar abdominal, diminuindo também os gases. Usado para temperar peixes e frangos, em receitas doces e salgadas, misturado à chás ou para aromatizar e saborizar águas, este alimento do bem é rico em vitamina C e tem propriedades poderosas  que ajudam a diminuir o inchaço e a aumentar o apetite. O limoneno, seu óleo essencial tem propriedades anticancerígenas e auxilia na redução do colesterol ruim. Nesta receita, optei pela união entre o limão a folhinhas de hortelã frescas. Esta combinação substitui bem os molhos e cremes industrializados, comprados prontos ou à base de queijos.

2 – Saúde à mesa: saiba como cozinhar com temperos, molhos e recheios cheios de sabor e com trocas saudáveis.

  1. 1 – Sal rosa de ervas

Ingredientes:

– Sal rosa

– 2 colheres de sopa de alecrim seco

– 2 colheres de sopa de manjericão seco

– 2 colheres de sopa de tomilho seco

– 2 colheres de sopa de sálvia seca

– 2 colheres de sopa de gergelim negro

Preparo:

1 – Bata tudo no liquidificador para obter a mistura. Armazene em um pote de vidro em local fresco e arejado.

2.2 – Manteiga de ervas

Ingredientes

– 1 xícara de azeite extravirgem de boa qualidade.

– 2 colheres de sopa de alecrim seco.

Preparo:

1 – Bata os ingredientes no liquidificador e coloque em forminhas de gelo. Leve ao congelador e deixe por 24 horas. O resultado é uma manteiga perfumada e deliciosa, sem a gordura hidrogenada presente na margarina ou a saturada presente na manteiga.

2.3 – Caldo de legumes caseiro

Ingredientes:

– 1 cenoura.

– ½ cebola roxa.

– 4 dentes de alho.

– 2 colheres de sopa de manjericão fresco.

– 2 colheres de sopa de salsão fresco.

– 2 colheres de sopa de alho poró.

Preparo:

1 – Coloque um pouco de água para ferver. Quando estiver fervendo, acrescente os ingredientes e deixe por 50 minutos para soltar o sabor. Vá mexendo para harmonizar. Ao final, bata a mistura no liquidificador e coloque em cubinhos de gelo. Leve ao congelador por 24 horas.

  1. 4 – Azeite de alho

Ingredientes

– 300 ml de azeite

– 3 dentes de alho grandes

Preparo:

1 – Em uma panela, aqueça o azeite sem deixar que ele ferva.

2 – Descasque os dentes de alho e coloque em um recipiente de vidro.

3 – Desligue o fogo e despeje o azeite no recipiente. Espere esfriar e tampe. Deixe por 3 a 4 dias para que o sabor harmonize.

2.5 – Pesto de alecrim com hortelã

Ingredientes

– Suco de ½ limão.

– 1 colher de sopa de folhinhas de hortelã.

– 1 colher de sopa de alecrim fresco.

– 3 nozes picadinhas.

– Sal rosa.

– 2 colheres de sopa de azeite extravirgem.

 

Preparo:

1 – Bata todos os ingredientes no liquidificador até que o molho tome forma. Armazene em local fresco e arejado para usar como acompanhamento para torradas, pães ou em molhos de massas.

2.6 – Molho de tomate temperado com manjericão

Ingredientes:

– 2 tomates.

– 1 dente de alho.

– Sal rosa a gosto.

– 2 colheres de sopa de manjericão fresco.

 

Preparo:

1 – Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma massa pastosa e homogênea. Este molho saudável é perfeito para massas. A dica é regar o molho com um fio de azeite de alho por cima.

2.7 – Cottage de cenoura temperado com gergelim negro

Ingredientes:

– ½ cenoura ralada.

– 5 colheres de sopa de queijo cottage.

– Sal rosa a gosto.

– Pimenta do reino a gosto.

– 2 colheres de orégano.

– 1 colher de gergelim negro.

 

Preparo:

1 – Em um recipiente, coloque o cottage e a cenoura. Misture bem para formar a  base da preparação.

2 – Adicione o orégano, sal e pimenta a gosto. Prove para acertar o tempero.

3 – Por último, adicione o gergelim e misture. O gergelim dá um sabor salgadinho e deixa a pasta crocante.


Notice: Undefined index: dental-clinic_blog_more_posts_count in /var/www/html/arianebomgosto.com.br/web/wp-content/themes/clinic/single.php on line 91

Notice: Undefined index: dental-clinic_blog_more_posts_pause in /var/www/html/arianebomgosto.com.br/web/wp-content/themes/clinic/single.php on line 92

Leave a Reply

Your email address will not be published.