Docinhos saudáveis

Docinhos saudáveis

Docinhos saudáveis: aprenda a fazer delícias nutritivas para a hora em que a vontade por doces ataca.

1 – Brigadeiro de farinha de banana verde em crosta de amêndoas crocantes ou chocolate amargo em pó:
Ingredientes:
– 2 xícaras de farinha de banana verde.
– 1 xícara de leite vegetal (amêndoas, arroz ou coco).
– 1 colher (sopa) de cacau em pó.
– 1 colher (sopa) de óleo de coco.
– 1 colher (sopa) de açúcar mascavo.
– Coco ralado e chocolate amargo em pó para enrolar.

– Amêndoas descascadas para enrolar.

Preparo:
Misture tudo e leve ao fogo médio mexendo até engrossar. Enrole e passe no coco com o chocolate amargo ou nas amêndoas descascadas. Caso queira usar as amêndoas com casca, triture-as no liquidificador antes de polvilhar o docinho.
Dica de nutrição: A base desta preparação é a farinha de banana verde, com alto poder espessante e que pode ser usada no lugar do leite condensado, creme de leite ou da maionese, por exemplo. Por que fazer esta escolha? Bom, podemos dizer que quando ingerimos a farinha estamos alimentando as bactérias consideradas do bem (não patogênicas), que ajudam na manutenção da saúde da nossa flora intestinal. Além disso, a farinha é rica em fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino, acelerando o trânsito intestinal e promovendo maior tempo de saciedade. Ela também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e é uma aliada no processo de desintoxicação do organismo. O tipo de fibra deste alimento ajuda a eliminar as impurezas do intestino, reduzindo também o colesterol ruim. É um alimento altamente funcional e recomendado para quem quer perder medidas de uma forma saudável. Portanto, se você está querendo modelar o corpo, invista na farinha de banana verde associada à alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos regulares.

2 – Beijinho de biomassa de banana verde com um toque de baunilha.

Ingredientes:
– 1xícara de biomassa de banana verde.
-2 colheres de sopa de óleo de coco.
– 2 colheres de sopa de açúcar mascavo.
– 1 colher de sopa de farinha de coco.
– 1 colher de sopa de essência de baunilha.
– 1/2 xícara de leite de coco natural.
– 2 colheres de sopa de coco ralado natural.
Preparo:
Coloque todos os ingredientes na panela em fogo baixo até a mistura atingir a consistência do beijinho. Leve à geladeira por 10 minutos. Retire e polvilhe com farinha de coco.

Dica de nutrição: Beijinho, quem resiste? Eu adoro tudo que leva coco, especialmente na forma de docinho. Por isso, fui atrás de uma preparação que me permitisse comer sem culpa e saber que não estou dando ao meu corpo uma infinidade de calorias vazias. A nutrição nos diz: é preciso experimentar cada sabor e é justamente esta experiência que molda o nosso paladar. Assim, quando ficamos restritos ao excesso de sal ou açúcar, estamos condicionando nossas papilas gustativas a ficarem viciadas nestes sabores, não se sentindo, desta maneira, atraídas por gostos como o amargo ou o azedo. Por isso, a dica é experimentar de tudo, sobretudo na infância, quando nossos gostos alimentares estão sendo formados. Ainda que você tenha passado grande parte da sua vida acostumando o seu cérebro e paladar às preparações recheadas com açúcar refinado, saiba que é possível mudar e começar a sentir prazer com opções de trocas não tão doces, mas cheias de sabor. Que tal começar com este beijinho de coco saudável?

3 – Docinho de coco com baunilha polvilhado com castanha do pará.

Ingredientes:

– 3 colheres de sopa de farinha de banana verde.

– 2 colheres de sopa de açúcar mascavo.

– ½ xícara de leite de amêndoas.

– 3 colheres de sopa de coco ralado natural.

– 1 colher de sopa de essência de baunilha.

– 3 colheres de sopa de castanha do pará triturada.

Preparo:

1 – Misture todos os ingredientes, mexendo em fogo baixo até atingir a consistência de docinho.

2 – Deixe a massa esfriar e passe no coco ralado ou na castanha do pará triturada.

Dica de nutrição: Coco com baunilha! Você gosta desta combinação? Eu amo, então, fui procurar uma versão funcional para esta mistura em forma de docinho. Nesta receita, destaque para a farinha de banana verde. Como a farinha tem sabor neutro, podemos usar a criatividade para inclui-la nas preparações. Devido à alta concentração de fibras e à redução do açúcar na preparação, o docinho satisfaz em menor quantidade, o que é um ganho para quem quer emagrecer de forma saudável e duradoura. Esta farinha do bem também ajuda no controle do açúcar no sangue, auxiliando na prevenção do diabetes. Além disso, alimenta as bactérias benéficas do intestino. Para esta receita, troquei o leite de vaca pelo de amêndoas, que deu um sabor especial.

4 – BrownieNegríssimo saudável em crosta de nibs de cacau.

Ingredientes:
– Uma xícara de farinha de coco.
– Dois ovos.
– 1/2 xícara de açúcar mascavo.

– 1 xícara de biomassa de banana verde.
– 1/2 xícara de cacau em pó.
– 1 colher sopa de fermento.
– Óleo de coco para untar.
Preparo:
1 – Bata tudo em um recipiente. Por último, adicione o fermento. Despeje em uma forma untada com óleo de coco. Leve ao forno pré- aquecido por 50 minutos.

2 – Polvilhe com os nibs de cacau e sirva.

Dica de nutrição: Como anda a saúde da sua flora intestinal? Nosso intestino é colonizado por incontáveis bactérias. Elas podem ser benéficas ou patogênicas. Quando a quantidade das patogênicas supera a das benéficas temos um desequilíbrio na nossa flora intestinal. Os efeitos deste desequilíbrio estão relacionados à queda na qualidade de vida. Os sintomas variam entre cansaço exagerado, inchaço e retenção de líquido e baixa imunidade. A solução passa diretamente pela nutrição. Alguns alimentos são capazes de alimentar as bactérias benéficas. Com isso, elas se proliferam e garantem a manutenção de uma flora sadia. A biomassa de banana verde integra esta lista. Este ingrediente pode ser utilizado em preparações doces e salgadas, pois não atribui gosto à preparação. Além disso, pode entrar nas receitas no lugar do creme de leite ou leite condensado, dando cremosidade e consistência à preparação.

5 – Trufa de biomassa de banana verde polvilhada com cacau:

Ingredientes:
– 1 xícara de biomassa de banana verde.
-2 colheres de sopa de açúcar mascavo.
– 2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar.
– 2 colheres de sopa de óleo de coco.
– 1 colher de sopa de essência de baunilha.

Preparo:
1 – Coloque todos os ingredientes em uma panela e misture.
2 – Em fogo baixo, continue misturando até formar uma massa homogênea.
3 – Leve à geladeira por 20 minutos. Enrole e passe no cacau em pó.

Dica de nutrição: De tempos em tempos, nosso organismo precisa de um estímulo para a manutenção do seu bom funcionamento. Isso acontece porque nosso metabolismo se acostuma a novas dietas ou exercícios, ou seja, se queremos resultados diferentes, o único jeito são novos estímulos. A ciência da nutrição nos ajuda com uma infinita variedade de alimentos e seus nutrientes e nos dá o caminho:  diversidade na alimentação e atenção à reação do seu corpo, aprendendo a ouvi-lo. A biomassa de banana de verde é um dos super alimentos da nutrição e ,dentro de uma dieta saudável e equilibrada, é capaz de estimular o funcionamento do organismo, acelerando o trânsito intestinal. Nesta receita, unimos os benefícios destes ingredientes às propriedades nutricionais do cacau. O toque de essência de baunilha dá um sabor especial.

3.1 – Bolinhos nutritivos e saborosos: descubra como é possível comer com prazer e sem culpa.

1 – Cupcake de milho fofinho com um toque de coco natural.

Ingredientes:
– 1 lata de milho.
– 1/2 xícara de açúcar mascavo.
– 2 colheres de sopa de essência de baunilha.
– 1 xícara de farinha sem glúten.
– 1 ovo.
– 3 colheres de sopa de óleo de coco.
– 1 colher de chá de fermento em pó.
– 1/4 xícara de leite desnatado.

– 3 colheres de coco natural ralado.
Preparo:
1 – Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Bata bem até formar uma massa homogênea.
2 – Por último, acrescente o fermento e dê uma mexida.
3 – Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por uma hora.

Dica de nutrição: Para esta receita, fizemos algumas trocas saudáveis: o açúcar mascavo entrou no lugar do branco e refinado. Optamos pelo óleo de coco no lugar da manteiga ou da margarina. Usamos a farinha sem glúten, que dá mais leveza à preparação. Para incrementar as fibras, optamos pelo milho. O sabor do milho combinado ao coco harmoniza bem. Este bolinho é uma opção prática já que a receita é feita no liquidificador e uma alternativa aos produtos de padaria. Depois de feitos, os bolinhos podem ser congelados para você ir consumindo aos poucos. Muitas pessoas têm dúvidas quanto ao consumo do óleo de coco. Este óleo traz os benefícios nutricionais da fruta e é capaz de tolerar altas temperaturas, sendo melhor, do que, por exemplo, o azeite para grelhados e frituras.

2 – Coração de cacau com castanha do pará.

Ingredientes
– 2 ovos.

– 4 colheres de sopa cheias de cacau em pó sem açúcar.
– 1 xícara e meia de farinha de castanha do pará.
– 1 xícara de açúcar mascavo.
– 1 xícara de leite desnatado.
– 1 colher de sopa de fermento.
– Óleo de coco para untar.
– 2 colheres de sopa de essência de baunilha.
Preparo
1 – Coloque tudo no liquidificador, menos o fermento e deixe bater bem. Por último, acrescente o fermento.
2 – Despeje a massa nas forminhas untadas com óleo de coco.
3 – Leve ao forno pré-aquecido por 50 minutos.

Dica de nutrição: Bolinho com café! Em épocas de provas e grande consumo de glicose pelos neurônios, esta dupla me ajuda a manter a concentração e a energia para estudar. Nesta receita, a troca saudável ficou por conta da farinha de castanha do pará no lugar da farinha de trigo, o que aumenta a quantidade de fibras da preparação. A união da gastronomia com a nutrição nos dá a oportunidade de investirmos em lanchinhos nutritivos e cheios de sabor. Também nos dá a chance de sair da monotonia alimentar e estimular o nosso paladar a novas sensações. Nesta preparação, investi na combinação cacau e castanha do pará. Eu adoro o sabor do chocolate combinado às oleaginosas e esta criação conseguiu unir esta mistura deliciosa ao valor nutricional proporcionado pelos antioxidantes do cacau e pela gordura boa da castanha. Com o passar dos dias, os ingredientes se harmonizam ainda mais e o sabor da mistura é realçado. A dica é, faça os bolinhos e guarde na geladeira ou no congelador para ir consumindo no seu dia a dia.

3 – Cupcake de cenoura com farinha de coco.

 Ingredientes:
– 1 cenoura média ralada.
-1 xícara de farinha de coco.
– 1/2 xícara de leite de amêndoas.
– 1 ovo.
– 1/2 xícara de açúcar mascavo.
– 1 colher de sopa rasa de fermento.
Preparo
1 – Coloque no liquidificador, a cenoura, o ovo e o leite.
2 – Em um pote, a farinha e o açúcar. Junte os dois e mexer até obter uma massa homogênea.
3 – Por último, o fermento. Uma hora no forno pré-aquecido a 180 graus.

Dica de nutrição: Por que trocar os doces e guloseimas de padaria por lanches saudáveis e nutritivos? Estas preparações saciam por um tempo maior, sendo aliados dos que estão na luta por um corpo que reflita saúde. O açúcar branco e refinado vicia: quanto mais açúcar você der ao seu organismo, mais ele irá pedir! As consequências? Ganho de peso e falta de energia estão entre elas. Os lanches de padaria possuem pouca ou nenhuma quantidade de fibras, deixando seu metabolismo lento e preguiçoso. Você pode achar difícil resistir a um docinho bem açucarado, especialmente se está com aquela TPM nas alturas! Mas sabem o que acontece quando você dá novos estímulos ao seu corpo? Os novos sabores e ingredientes dão novas mensagens ao seu cérebro e a nutrição vira sua aliada no alcance dos seus objetivos. Se alimento é o que você coloca para dentro todo dia, que tal termos a alimentação jogando a nosso favor?

4 – Cupcake de prestígio com cobertura de chocolate amargo.

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de óleo de coco.

– ½ xícara de açúcar mascavo.

– 1 xícara de farinha de coco.

– 1 xícara de farinha para bolo sem glúten.

– 2 ovos.

– Meia barra de chocolate amargo derretido para cobertura.

– 1 colher de sopa de essência de baunilha.

– 1 colher de sopa de fermento em pó químico.

– ½ xícara de leite de amêndoas.

– 2 colheres de sopa de cacau em pó.

– 2 colheres de sopa de coco natural ralado.

Modo de fazer:

1 – Em um recipiente, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea.

2 – Coloque a essência de baunilha como toque final e o fermento por último.

3 – Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos.

4 – Quando sair do forno, esquente o chocolate amargo do microondas e coloque a cobertura no bolinho. Pronto para servir.

Dica de Nutrição: Para substituir os doces de padaria, me aventurei na cozinha atrás de uma mistura nutritiva para fazer um lanchinho do bem capaz de ajudar quando o assunto é vontade de comer um docinho. Nesta receita, optei por uma mistura entre a farinha de coco e a sem glúten. O resultado é este cupcake com cobertura de chocolate amargo, apropriado para épocas em que o cérebro está ávido por glicose ou nas épocas em que a TPM resolve atacar. Como ele não fica muito doce, a cobertura dá um toque especial e harmoniza o sabor. Tenho usado muito o óleo de coco nas minhas preparações, mas faço a ressalva de que este alimento é uma gordura e por isso deve ser usado com moderação e associado a uma dieta balanceada e prática de exercícios físicos regulares. Nenhum alimento é milagroso e todos têm a sua importância.

5 – Coração de amêndoas com baunilha com gotinhas de chocolate amargo.

Ingredientes:

– 1 xícara de farinha de amêndoas.

-1 xícara de farinha sem glúten.

– 2 ovos.

– 1 xícara de açúcar mascavo.

– 3 colheres de óleo de coco.

– 1 colher de sopa de essência de baunilha.

– 1 colher de sopa de fermento em pó químico.

– ½ xícara de leite de amêndoas.

– Gotinhas de chocolate amargo a gosto.

Preparo:

1 – Em um refratário, coloque as farinhas, o açúcar, o óleo de coco, os ovos e o leite. Misture bem até formar uma massa homogênea. Coloque as gotas de chocolate amargo na massa. Por último, acrescente o fermento e mexa.

2 – Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos nas forminhas de silicone em forma de coração. Pronto para servir.

Dica de nutrição: As amêndoas fazem parte de um grupo da nutrição intitulado gorduras boas. Para preparar lanches nutritivos, não devemos excluir as gorduras das preparações. A dica é usá-las de forma moderada e combinada a ingredientes certos. Podemos dizer que as gorduras boas estão presentes na castanha do pará, no salmão, no azeite ou no abacate. Nesta receita, optamos pelo uso da farinha de amêndoas, que, além de agregar uma fonte de gordura boa, também traz mais fibras à receita, sendo uma aliada das pessoas que estão no processo de emagrecimento saudável. Na culinária, a farinha de amêndoas é uma alternativa saudável à farinha de trigo e pode fazer parte de preparações de bolos, biscoitos e bolos.

6 – Bolo de castanha do pará com farinha de amêndoas acompanhado de tangerina da época.

Ingredientes:

– 1 xícara de farinha para bolo sem glúten.

– 1 xícara de farinha de amêndoas.

– 1 xícara de açúcar mascavo.

– 1 xícara de castanha do pará picada.

– 2 ovos.

– 1 colher sopa de fermento em pó químico.

– 1 maçã picada.

– ½ xícara de óleo de coco.

– ½ tangerina para acompanhamento.

Modo de preparo:

1 – Corte as maçãs e reserve.

2 – Coloque todos os ingredientes em uma tigela, mexendo até formar uma massa homogênea.

3 – Junte a maçã à massa e misture.

4 – Por último acrescente o fermento e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, deixando por 40 minutos.

5 – Polvilhe com castanha do pará triturada e sirva acompanhado de tangerina.

Dica de Nutrição: Uma das contribuições que a nutrição pode nos dar é aprender a ouvir o nosso corpo. Confesso que nem sempre é uma tarefa fácil em meio a correria do dia a dia. Ouvir o corpo é: comer quando se está com fome e parar de comer quando se está saciado. Parece simples? Infelizmente, a prática é um pouco mais complicada do que a teoria. E por não ser tão fácil seguir esta regrinha, estamos em constante luta contra a balança. Existem algumas estratégias que podem ajudar quando o assunto é não acumular células adiposas, que são totalmente do mal e, além de contribuírem para os quilinhos a mais, auxiliam no desenvolvimento da inflamação das células e de doenças como as cardiovasculares, que têm relação estreita com o acúmulo de gordura na região abdominal. A dica de nutrição é comer de forma fracionada ao longo do dia, preparar porções em recipientes pequenos e dar um tempo para que o seu organismo sinalize ao seu cérebro que você já se alimentou. Estas pequenas mudanças ajudam quando o assunto é iniciar uma reeducação alimentar. A dica de nutrição é, na hora do preparo de bolos, invista em ingredientes que não viciem o seu cérebro como o açúcar; pois quanto mais açúcar você der ao seu corpo, mais açúcar ele pedirá. No lugar do açúcar branco, podemos usar o mel ou o mascavo. Também há estratégias de usar frutas como a banana madura nas receitas para adoçá-la. Fato é que o seu paladar, depois de um tempo seguindo uma reeducação alimentar, passa a estranhar o excesso de açúcar; o que é um ganho já que você começa a conhecer os verdadeiros sabores dos alimentos.

7 – Bolo saudável de maçã, canela e castanha do pará.

Ingredientes:
– 3 maçãs raladas.
– ½ xícara de açúcar mascavo.
– 2 ovos.
– 1 xícara e meia de farinha de coco.
– 1/2 xícara de castanha do pará picadas.
– 3 colheres de sopa de óleo de coco.
– 1 colher chá de fermento.
– 1 colher de sopa cheia de canela.

Preparo:
1 – Rale as maçãs em uma tigela e misture com o açúcar mascavo.
2 – Junte os ovos e o óleo de coco à mistura.
3 – Misture a farinha de coco, a canela e as castanhas picadas. Por último, acrescente o fermento.
4 – Despeje a massa em uma forma untada com óleo de coco e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos.

Dica de Nutrição: Esta preparação tem como estrela a farinha de coco. Riquíssima em fibras, ela é uma escolha inteligente para os adeptos das trocas saudáveis quando substitui a farinha de trigo. Para os interessados em diminuir a quantidade de glúten da dieta, ela é uma aliada. Como ela aumenta o tempo de saciedade, é possível comer menos quando a farinha de coco está presente. Nesta receita, juntei a maçã, que é uma fruta excelente para quem está querendo emagrecer, a castanha do pará, rica em selênio, um importante mineral antioxidante e a canela, que atua como estimulante aromático e tônico digestivo, estimula a atividade da insulina, ajudando no controle do açúcar no sangue e aliviando cólicas.

8 – Bolo FIT de banana da terra e pedacinhos de chocolate amargo derretidos.

Ingredientes:

– 1 banana da terra.

– 2 colheres de sopa cheias de óleo de coco.

–  ½ xícara de açúcar mascavo.

– 1 xícara e meia de farinha de coco.

– 2 ovos.

– 1 colher de sopa de fermento em pó químico.

– 1 barra de chocolate amargo.

Modo de fazer:

1 –  Esquente a banana no micro-ondas e amasse.

2 – Acrescente a farinha de coco, os ovos, o açúcar mascavo, o óleo de coco e misture tudo até a massa ficar homogênea. Por último, acrescente o fermento.

3 – Coloque sobre a massa quadradinhos de chocolate amargo (quantidade a gosto).

4 – Levar ao forno pré-aquecido por 35 a 40 minutos. Pronto para servir.

Dica de nutrição: Quem não gosta de um bolo quentinho saindo do forno? Difícil resistir, não é? Que tal experimentar esta versão saudável e funcional? Nesta receita, destaque para a farinha de coco. Rica em fibras, ela aumenta o tempo de saciedade e ajuda a acelerar o trânsito intestinal, sendo uma aliada para quem quer emagrecer com saúde. A troca saudável ficou por conta da farinha de coco no lugar da farinha de trigo. A dica de nutrição é incorporar o uso das farinhas nutritivas para fugir da monotonia da farinha de trigo. Além da farinha de trigo integral, que já apresenta maior teor de fibras e nutrientes, ainda temos no mercado farinhas como a de amora, de castanha do pará, de banana verde e de maracujá. Cada uma apresenta propriedades específicas do alimento do qual é feita e benefícios como: estas farinhas têm maior concentração de nutrientes e fibras, o que faz com que você fique satisfeito por um tempo prolongado.Enquanto os produtos feitos com farinha de trigo refinada provocam um pico de glicose no seu sangue, os à base das outras farinhas são absorvidos lentamente pelo seu organismo, o que ajuda na manutenção do equilíbrio de açúcar no sangue. Pães brancos e massas feitas com farinha de trigo refinada viciam o seu paladar e enviam ao seu cérebro uma mensagem para sempre comer mais um, enquanto bolos e docinhos preparados com farinhas nutritivas saciam, nutrem e dizem ao cérebro que você já ficou satisfeito.

Leave a Reply

Your email address will not be published.