Cremes Saudáveis e Mingau de Aveia Saudável

Cremes Saudáveis e Mingau de Aveia Saudável

Cremes Saudáveis e Mingau de Aveia Saudável: o passo a passo para a criação de cremes nutritivos com dicas de nutrição para auxiliar na sua rotina alimentar.

1 – Creme funcional de cenoura, inhame e aipo.

Ingredientes:

🍵 1 cenoura cortada em rodelas.
🍵 3 inhames médios cortados em cubos.
🍵 Sal rosa a gosto.
🍵 3 ramos de aipo com as folhas.
🍵 Caldo de legumes caseiro.
🍵 Azeite de ervas.

Preparo:

🍵 Em uma panela, deixe ferver a água com a cenoura e o aipo picado com as mãos até a água mudar de cor.
🍵 Acrescente o inhame, o sal e o caldo de legumes e tampe a panela, deixando cozinhar por 40 minutos.
🍵 Quando os legumes estiverem bem molinhos, despeje o conteúdo no liquidificador e bata até atingir a consistência de creme.
🍵Volte o conteúdo para a panela, regue com um fio de azeite de ervas e bom apetite.

Dica de Nutrição: Aipo! Você costuma usar? Esta folha aromática e saborosa é uma verdadeira aliada quando o assunto é emagrecer com saúde. Nesta receita, juntei três ingredientes que, juntos, fortalecem o sistema imunológico e ajudam a limpar as toxinas e impurezas do sangue: o inhame, a cenoura e o aipo. O sabor harmoniza bem e esta preparação é indicada para quem quer limpar o organismo. Na nutrição, usamos a estratégia de desintoxicar o corpo para que ele esteja melhor preparado para receber os nutrientes dos alimentos capazes de melhorar a sua saúde. O aipo ou salsão, utilizado nesta receita, tem propriedades capazes de auxiliar no processo de limpeza do organismo, além de ajudar a promover a desinflamação das células do corpo. Esta receita é capaz de perfumar o ambiente, já que o preparo faz com que os alimentos soltem um aroma que abre o apetite. Como toque final, usem o azeite de ervas para incrementar e harmonizar o sabor do prato.

2 – Creme de ervilha temperado com salsa e cebolinha finalizado com azeite de ervas.

🍵 Ingredientes:
🍵 Folhinhas de salsa e cebolinha a gosto.
🍵 Azeite de oliva extravirgem.
🍵 2 dentes de alho.
🍵 1/2 cebola picada.
🍵 Sal a gosto.
🍵 1 xícara de ervilha.

🍵 Preparo:
🍵Em uma panela cozinhe a ervilha em água, sal, um fio de azeite, 2 dentes de alho picados, meia cebola, folhas de salsa e a cebolinha (colocar as folhinhas ao final da preparação, quando a ervilha já estiver macia) por cerca de 40 min. Antes de cozinhar, deixe a ervilha de molho por cerca de 5 horas para soltar os antinutrientes. Durante este tempo, troque a água de hora em hora.
🍵 Quando a ervilha estiver cozida, vá batendo aos poucos no liquidificador e voltando o creme para a panela. Se ficar muito grosso, acrescente um pouquinho de água até atingir a consistência adequada.
🍵 Acerte o sal. Regue um fio de azeite e enfeite com cebolinha picada 🍵🍵🍵🍵

Dica de Nutrição: Esta receita é para quem está em busca de um corpo que reflita saúde e para quem não quer abrir mão do sabor. Com a alimentação saudável e ajuda das estratégias da nutrição, veremos que comer para emagrecer é possível. O segredo é ajustar o tamanho e volume das porções, além das combinações entre os alimentos adequados. Você pode estar comendo além do que o seu corpo precisa e o destino deste excesso são as suas células adiposas, que acabam por resultar nas gordurinhas indesejáveis. Mas há solução: uma das dicas são os alimentos que aumentam o tempo de saciedade. Ao aumentar o consumo destes na sua rotina alimentar, você vai demorar mais tempo para sentir fome de novo e ainda vai se sentir satisfeito com menos quantidades. A nutrição nos ajuda a saber quais são eles. Um deles é a ervilha, que é a estrela desta receita. A ervilha faz parte do grupo das leguminosas, como os feijões, a lentilha e o grão de bico. Este grupo de alimentos é capaz de ajudar no aumento da velocidade do trânsito intestinal e na redução do colesterol ruim. No entanto, o excesso do consumo destes alimentos em uma mesma refeição, pode levar a um desconforto intestinal. A nutrição aponta uma técnica dietética capaz de ajudar a minimizar os sintomas que o consumo destes alimentos pode provocar: deixem as leguminosas de molho por cerca de 5 horas antes do preparo, trocando a água de hora em hora. Esta técnica ajuda na eliminação dos antinutrientes.

3 – Creme de ervilha saudável com tempero especial de manjericão.

🍵 Ingredientes:
🍵 Folhinhas de manjericão fresco a gosto.
🍵 Azeite de oliva extravirgem.
🍵 2 dentes de alho.
🍵 1/2 cebola picada.
🍵 Sal a gosto.
🍵 1 xícara de ervilha.

🍵 Preparo:
🍵 Em uma panela, coloque o azeite um pouco mais do que a quantidade de untar. Assim que ligar o fogo, coloque para esquentar junto o manjericão, o alho e a cebola. Desligue antes de ferver, abafe e reserve.
🍵 Em outra panela, cozinhe a ervilha em água e sal por cerca de 40 min. Antes de cozinhar, deixe a ervilha de molho por cerca de 5 horas para soltar os antinutrientes. Durante este tempo, troque a água de hora em hora.
🍵 Quando a ervilha estiver cozida, vá batendo aos poucos no liquidificador e, ao final, bata também o azeite temperado, misturando ao creme. Acerte o sal e sirva quentinho.

Dica de Nutrição: Tem coisa melhor do que realçar o sabor do prato e ainda agregar valor terapêutico? Pois as ervas e especiarias cumprem bem esta função 🍃🍃🍃 Nesta receita, destaque para o manjericão que, além de perfumar o prato, é digestivo e tem ação antibacteriana 👏👏👏 Esta ervinha do bem pode ser usada por quem sofre da síndrome do intestino irritável e contém compostos flavonoides altamente antioxidantes 👊👊👊

4 – Creme de aipim, cenoura e salsão incrementado com pasta de cebola roxa.

Ingredientes:

– 1 aipim descascado.

– 1 cenoura.

– Folhas de salsão a gosto.

– 1 cebola roxa.

– Sal a gosto.

– Azeite de oliva extravirgem.

Preparo:

1 – Em uma panela com água, coloque o aipim e as rodelas de cenoura para cozinhar. Quando estiverem amolecendo, acrescente à mistura as folhas de salsão e deixe soltar o sabor.

2 – Retire um pouco da água, deixando caldo suficiente para bater os ingredientes no liquidificador. Bata bem e devolva para a panela. Reserve.

3 – Pique a cebola e coloque um pouco de azeite. Reserve.

4 – Ligue a panela com o creme, acrescentando a cebola e acerte o sal.

5 – Sirva com um fio de azeite por cima.

Dica de Nutrição: O aipim, alimento que pertence à família dos tubérculos junto ao inhame e à batata doce, é um alimento altamente energético e saudável. Por ser calórico, deve ser ingerido com moderação dentro de uma dieta voltada para o emagrecimento. Apesar das calorias, este alimento tem uma boa concentração de fibras, o que ajuda no trânsito intestinal. Para a criação de cremes, assim como o inhame, ele consegue atribuir uma textura propícia, não deixando a preparação tão rala, além de um sabor muito agradável. Nesta receita, agregamos valor nutricional e sabor com a cebola roxa, que é um dos superalimentos da nutrição. A cebola é um poderoso expectorante, além de ajudar no processo de “faxina” das toxinas do organismo.

5 – Creme de abobrinha com inhame temperado com azeite, sal rosa e pimenta do reino.

Ingredientes:

– 1 abobrinha.

– 2 inhames pequenos descascados.

– Azeite de oliva extravirgem.

– Sal rosa.

– Pimenta do reino a gosto.

Preparo:

1 – Em uma panela com água, deixe os inhames cozinharem até ficarem macios. Quando estiverem quase prontos, acrescente a abobrinha, que cozinha mais rápido.

2 – Quando os dois estiverem macios, retire um pouco do caldo e leve ao liquidificador. Bata bem e volte o creme para a panela. Acerte o sal e coloque a pimenta do reino a gosto. Depois de pronto, finalize com um fio de azeite por cima.

Dica de Nutrição: A abobrinha é um vegetal muito indicado para quem quer perder uns quilinhos na balança. Isso porque apresenta poucas calorias e um alto teor de água em sua composição. O inhame, por sua vez, é um tubérculo que tem alto valor nutricional por suas propriedades de eliminar as toxinas do organismo. O consumo regular deste tubérculo é capaz de melhorar a saúde da pele e o funcionamento intestinal. Esta receita harmoniza dois sabores que não são marcantes, por isso, optamos por incrementá-la com a pimenta do reino. A pimenta pode ser usada a gosto e realça o sabor do creme.

6 – Creme de lentilha incrementado com tempero de alho, cebola e ervas aromáticas.

Ingredientes:

– ½ cebola roxa.

– 4 dentes de alho.

– Azeite de oliva.

– Sal rosa.

– 1 xícara de lentilha.

– Salsinha e cebolinha a gosto.

Preparo:

1 – Em uma panela, faça um refogado de alho, cebola e azeite. Acrescente a lentilha em grãos. Acerte o sal. Misture e cubra com água.

2 – Deixe a lentilha cozinhar até ficar macia. Quando já estiver macia, coloque a salsinha e cebolinha picadas com a mão para que soltem mais o sabor. Misture e abafe a panela.

3 – Retire o excesso de água e despeje o conteúdo no liquidificador, batendo bem até formar um creme. Volte o creme para a panela. Se estiver muito grosso, acrescente água até formar a consistência desejada.

Dica de Nutrição: Lentilha: a nutrição aponta como um dos alimentos que concentra boas quantidades de fibras capazes que ajudar a regular o intestino. A leguminosa também concentra proteínas de origem vegetal. A lentilha é da família do feijão, ervilha e grão de bico, alimentos que apresentam boas concentrações de ferro. Para melhorar a absorção deste micronutriente, é importante unirmos na mesma refeição uma fonte de vitamina C como a laranja, o limão ou a tangerina. Para diminuir os desconfortos que os antinutrientes deste alimento pode provocar, a técnica dietética é deixar a leguminosa de molho por 5 horas antes do seu cozimento, trocando a água de hora em hora. A dica de culinária é refogar o alho e a cebola no azeite, sem deixar torrar para não perder os benefícios nutricionais destes temperos, colocar a lentilha na panela acertando o sal. Preencher a panela com água para cozinhar. Ao final, acrescentar a salsa e a cebolinha picadas com a mão para soltar bem o sabor e finalizar com um fio de azeite de oliva por cima.

7 – Sopa proteica de quinoa.

Ingredientes:
– 5 dentes de alho.
– 1/2 cebola.
– 1 folha grande de couve.
– 2 ovos.
– 125 gramas de quinoa em grãos.
– Azeite de oliva.
– Sal rosa.
Preparo:
1- Lave a folha de couve, corte em tirinhas bem fininhas e corte as tirinhas em pedacinhos pequenos. Reserve.
2 – Pique 4 dentes de alho e a cebola bem pequenininhos. Reserve.
3 – Em uma panela, coloque o azeite, deixe esquentar um pouco e coloque o alho e cebola para dar uma dourada. Acrescente a quinoa. Misture e acerte o sal.
4 – Acrescente água para cozinhar a quinoa. Deixe cozinhar um pouco, mas, ainda antes de secar, coloque os ovos na panela.
5 – Espere os ovos cozinharem e a quinoa secar. Se precisar, acrescente mais água.
Em outra panela, doure mais um dente de alho e coloque a couve. Dê uma refogada e acrescente um pouco de água. Depois, coloque a quinoa com os ovos. Misture tudo. Tampe a panela e deixe em fogo baixo por uns três minutinhos para harmonizar o sabor.

Dica de Nutrição: Para esta sopa, temos duas fontes de proteínas nutritivas: o ovo, de origem animal e a quinoa, que traz proteínas de origem vegetal. Para incrementar e dar sabor à preparação, incluímos a couve, que  traz o verde à receita, aumentando sua capacidade de prover energia ao corpo. Esta sopa é uma boa opção para quem está querendo fortalecer o sistema imunológico porque reúne ingredientes com altos valores nutricionais. Na culinária, a dica é lavar os grãos da quinoa antes do preparo da sopa para diminuir o sabor amargo característico deste cereal. Como opções ao ovo, podemos utilizar também o frango ou carne desfiados. O resultado desta mistura dá ao organismo alimentos capazes de aumentar a disposição, nutrir as células e ainda contribuir para o processo de emagrecimento saudável.

8 – Mingau de aveia saudável perfumado com baunilha e amêndoas.

Ingredientes:

– Uma xícara de leite vegetal (nesta receita, usamos o de amêndoas, mas pode ser de arroz, de coco, de castanhasetc).

– Uma colher de chá de açúcar mascavo.

– Duas colheres de sopa de aveia em flocos.

– Uma colher de amido de milho (opcional, se quiser que o mingau engrosse mais um pouco).

– Uma colher de chá de essência de baunilha.

– Canela a gosto para polvilhar.

Preparo:

1 – Coloque todos os ingredientes em uma panela e mexa sem parar até atingir a consistência de mingau.

2 – Polvilhe com canela. Pronto para servir.

Dica de Nutrição: Fácil e rápido de preparar, o mingau é uma boa pedida para um tempinho mais frio. Muitos o associam à infância ou à comida ideal para quando se está doente. Mas você já parou para pensar que pode ser uma boa opção para um lanchinho saudável e nutritivo? A aveia me acompanha desde a minha primeira dieta, quando comecei a me interessar por reeducação alimentar. Como não tinha hábito de consumi-la, perdi uns quilinhos assim que introduzi este alimento na minha dieta. A aveia é capaz de reduzir o colesterol ruim, melhorar a saúde da pele e aumentar o tempo de saciedade.

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